quinta-feira, 18 de outubro de 2012







Audiência pública discute a navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe






Publicação: 08/10/2012 10:27 Atualização: 08/10/2012 10:34   Jornal do Commercio


A navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe será tema de audiência promovida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) nesta terça-feira no auditório Padre Labret na Rua Gervásio Pires, 399, na Boa Vista. Durante o encontro, será apresentado o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), que vai permitir a implantação do projeto, que visa à implantação de um sistema de transporte de passageiros que utilize embarcações adequadas em estações de embarque e desembarque, integrado com o sistema de transporte metropolitano existente.

O projeto de navegabilidade é uma oportunidade de resgate do sistema aquaviário do Recife, no sentido de requalificar a paisagem urbana e despoluir os rios, propiciando um ambiente saudável para todos aqueles que dele se utilizem, inclusive como transporte turístico. O modelo pretende trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais à cidade, entre os quais ações de preservação dos rios, a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado e a Prefeitura do Recife; a preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural e a redução dos Índices de poluição por meio da limpeza contínua dos rios.

O projeto de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe contempla a concepção, o dimensionamento e as características da infraestrutura a ser implantada: canais de navegação, sinalização náutica e estações de apoio e instalações de atracação. As estações fluviais serão instaladas próximas às vias perimetrais existentes, parcialmente implantadas ou projetadas, viabilizando a interligação do centro da cidade com a zona norte e a zona sul, em complemento ao Sistema Estrutural Integrado de Transporte Coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário