quinta-feira, 9 de julho de 2009

Terminal Multimodal Recife

Em uma sociedade tão competitiva e assolada pelo stress, o acesso a momentos de lazer tornou-se tão essencial e desejável para os indivíduos quanto serviços básicos, como o transporte e a educação. Esta é a opinião do americano Chistopher Edginton, secretário-geral da World Leisure Organization, órgão não-governamental que presta consultoria à Organização das Nações Unidas-(ONU). Fonte: ISTOÉ 07 de maio /2008.

Uma das opções de lazer dos recifenses, na década de 70, éra passear na Lancha da Companhia de Transporte Urbano-(CTU), no rio Capibaribe.
Nos dias de hoje, um passeio de catamarã ou gôndola, no rio Capibaribe, não sai por menos de R$20,00 reais, por pessoa. Para um trabalhador, assalariado, com sua esposa e dois filhos, um passeio deste custaria R$80,00 reais; o que pesaria no seu orçamento doméstico.

Uma das proposta do meu projeto: Terminal de Integração Multimodal da Estação Recife, é, justamente, promover o aceso ao lazer, de forma democrática, baseado na lei de mercado, da oferta e procura. Neste caso, se você tem uma grande demanda de usuários, pode oferecer mais embarcações, e todos sairiam ganhando com uma menor tarifa, transportando mais pessoas por viagem.
A proposta do Terminal de Integração Multimodal da Estação Recife, foi premiada pela Revista Ferroviária no ano de 2007, em São Paulo-SP no dia, 23/10/2007.

O autor deste projeto premiado: Vital Alves Brandão, funcionário do Metrorec foi convidado para participar do IV Workshop Internacional de Desenho Urbano, Recife-Marseille, "Potencialidades dos "BarcoBus" como alternativa para o transporte urbano." 27 de abril a 08 de maio 2009, Recife-PE

Além do lazer, este Terminal Multimodal, tem um potencial para desenvolver o transporte fluvial de passageiros com reflexos na mobilidade urbana, turismo, geração de empregos e renda.

4 comentários:

  1. Marcos Antonio, enviou esta mensagem para o meu e-mail e recomenda a leitura da mensagem; Lazer e mobilidade Terminal Multimodal Recife.

    Comentário: Este projeto será de fundamental importância para facilitar o deslocamento dos usuários(trabalhadores, estudantes, etc.)que sofrem muito com o nosso defasado sistema de transporte aqui na cidade do Recife, unindo assim o útil ao agradável ou seja: facilidade e ganho de tempo no percurso e tarifas integradas o que terá como consequencia o barateamento do preço. Parabens ao criador deste projeto.

    ResponderExcluir
  2. É uma ideia muito criativa, de fácil execução, pois as vias já estão concluídas desde o descobrimento do pais, (os rios), talvez o baixo custo de tal projeto não angarie simpatizantes no meio político, sem contar com a possibilidade de ser uma alternativa para nos livrarmos do transito cada vez mais caótico e sendo o centro do Recife a maior vítima do mesmo é também o centro o mais bem servido em vias hídricas .
    Não podemos esquecer que não existe momento mais oportuno para oferecer opções de turismo, a copa do mundo vem trazendo uma enxurrada de turistas e não existe propaganda mais eficiente que o boca a boca.
    Vamos fazer valer o titulo de Veneza Brasileira de nosso Recife.
    Parabéns Vital Brandão, continue com ideias que mudam para melhor nossa cidade, nosso estado e nosso Pais.
    Adriano 24-07-2009

    ResponderExcluir
  3. Vital seu projeto é maravilhoso, e embora eu não tenha feito nenhum estudo sobre o assunto; nem sobre o aspecto ambiental, nem sobre a viabilidade de tal projeto eu vejo como uma grande solução para nossos problemas de transporte. Eu acredito que não precisa ser nenhum gênio para saber que o projeto é viável, e como você disse é um projeto de baixo custo. O que está faltando afinal? Eu fico imaginando, com tanta gente sendo paga pra pensar em soluções, para melhorar um transito que está caótico para o problema da superlotação de ônibus, soluções para facilitar a vida do cidadão, e esta gente não apresenta nada de convincente. Vem um funcionário do METROREC faz um projeto, por iniciativa própria. O projeto é premiado e fica no papel?
    Será que alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
  4. Projeto de extrema competência. Como já falaram como um projeto premiado fica no papel? Inconpetência do Governo.
    Um projeto que disponibiliza um incremento no transporte da cidade do Recife e por consequência a valorização do turismo e a preocupação com o meio ambiente ( que anda tão defasado no centro do Recife).
    Parabéns Vital pela excelente idéia que tiveste.
    Ronney.

    ResponderExcluir